Artista em destaque CSP: Stefan Kostic

Entrevista com o ilustrador sérvio Stefan Kostic, e como ele realiza suas artes belíssimas com o Clip Studio Paint, para conferir uma plasticidade similar à pintura tradicional!


Como você se tornou um artista?
Adorava desenhar desde pequeno, costumava desenhar qualquer coisa que me atraísse e principalmente desenhos animados, anime ou videogames. Eu desenhei muito, mas nunca levei muito a sério. A primeira vez que levei isso a sério foi no ensino médio, quando realmente comecei a gostar de animação. Eu animei bonecos de palito lutando e me diverti muito com isso! Foi também a primeira vez que comecei a pensar que poderia fazer carreira na animação. Ao mesmo tempo, a vida tinha planos diferentes e isso me empurrou em uma direção diferente, para a engenharia de software.
Terminei a faculdade de engenharia de software e trabalhei nessa indústria por alguns anos. Naquela época, eu não pensava muito em arte, mas a ideia de fazer isso com mais seriedade sempre ficou no fundo da minha mente. Alguns anos depois, senti que a engenharia de software não estava mais me satisfazendo. Embora eu estivesse avançando e tivesse um emprego estável, não sentia que era realmente isso. Então comecei a procurar o que realmente quero fazer, e redescobri meu amor e paixão pela arte! O único problema é que nunca tive uma educação adequada, adoro fazer isso, mas não estava em nenhum nível profissional na época. Então eu me dei um ano, aprendendo por conta própria, praticando todos os dias para ver como seria e para ver se isso é algo que eu realmente queria fazer. Inicialmente tive a ideia de fazer animação, mas conforme fui aprendendo a desenhar e pintar primeiro, me apaixonei tanto por essas vertentes da arte, que decidi não seguir mais a animação, mas me aprofundar mais na ilustração!
Depois daquele ano, simplesmente confirmei que meu amor pela arte só aumenta à medida que a faço, então decidi que é isso que quero fazer daqui para frente! Eventualmente, comecei a receber comissões e ofertas e, a certa altura, larguei meu emprego de engenharia de software e fui totalmente artista freelancer, o que é o que faço agora!


De onde você tira inspiração?
Eu me inspiro principalmente olhando a arte de outras pessoas! Existem tantos grandes artistas por aí e uma arte tão inacreditável para ser vista, apreciada e estudada! Também navego muito pelo gênero de fantasia, então qualquer coisa, desde jogos de fantasia, filmes, cards e similares, realmente me inspira!
Os artistas que mais me influenciam atualmente são Steven Zapata, Christophe Young, Jodie Muir, Sinix, Ahmed Aldoori, entre muitos outros!
Para referências, sou um grande fã dos pacotes de referência do Grafit Studio, comprei muitos e definitivamente os recomendo! Meu segundo pacote de referências é definitivamente de Rachel Bradley, e para o resto eu pego principalmente do Pinterest.


Qual é a sua configuração de hardware?
Eu desenho em um PC usando Wacom Cintiq 22 quando estou desenhando em casa. No entanto, também tenho um laptop com Wacom Intuos Pro M para quando estou viajando.


O que você mais gosta no Clip Studio Paint?
O fato de que é claramente construído para artistas! Todas as ferramentas são obviamente projetadas para pintura e desenho em mente e estão se comportando exatamente da maneira que você esperaria! O mecanismo de pincéis também é muito poderoso, e adoro o fato de você poder importar pincéis do Photoshop diretamente! Isso é ótimo porque muitos artistas estão realmente oferecendo pincéis do Photoshop, então posso importá-los e usá-los imediatamente! Ah, e você pode até animar com o Clip Studio Paint!
Além disso, como alterno entre PC e laptop, adoro como é simples e fácil fazer backup de seu espaço de trabalho, pincéis etc. e ter tudo exatamente igual no outro dispositivo. Além disso, claro, o preço é realmente acessível e adoro o fato de ser um pagamento único em vez da assinatura mensal!


Quanto tempo você leva para fazer uma única ilustração?
Depende da ilustração, diria que minha média é em torno de 8 a 10 horas distribuídas por vários dias. No entanto, alguns estudos mais simples levam cerca de 2 a 3 horas, mas se eu estiver fazendo alguma ilustração mais séria, que também inclua algum design de personagem, pode até levar mais de 10 horas.


Como o Clip Studio Paint melhorou seu fluxo de trabalho?
Definitivamente, melhorou minha velocidade por causa de sua grande personalização e facilidade de uso! Eu realmente gosto de atalhos de teclado e adoro o fato de que você pode personalizar e atribuir qualquer coisa no Clip Studio Paint da maneira que desejar. Por exemplo, criei algumas ações automáticas e as atribuí a teclas, então sinto que isso acelera um pouco meu fluxo de trabalho!
Mais uma vez, como mencionei antes, acho que o mecanismo de pincel é realmente ótimo! Ajudou-me a ajustar os pincéis para que fiquem exatamente como eu quero, especialmente com as opções de mistura de cores, eles são realmente poderosos! E também devo mencionar a ferramenta de liquefação. Acho que está funcionando muito bem, principalmente porque está fazendo sua mágica diretamente na tela sem abrir uma nova janela! Isso ajuda bastante no ajuste fino!


Onde podemos acompanhar o seu trabalho?
Estou mais ativo no Instagram, mas você pode acompanhar meu trabalho no DeviantArt e ArtStation também. Eu também tenho uma página no YouTube, atualmente há apenas alguns vídeos de pintura rápida lá, mas pretendo adicionar mais no futuro!
Aqui estão os links:
Instagram
DeviantArt
ArtStation
YouTube

Esperamos que tenha gostado dos trabalhos de Stefan Kostic! Muitos artistas descobrem possibilidades incríveis quando experimentam o software CLIP STUDIO PAINT, e nós sugerimos que você também o faça, caso ainda não tenha adquirido uma versão, inclusive a de avaliação gratuita por 3 meses! Saiba mais acessando o site da N.A Animação.

Entre em contato com a N.A Animação:
na@natecnologia.com.br
Whatsapp
Mais informações sobre a ferramenta

Fontes: Celsys Inc. e Graphixly

Por Equipe N.A Tecnologia

MARCAS: Todos os produtos aqui mencionados são usados somente para fins de identificação, são marcas comerciais e/ou marcas de serviço dos seus respectivos proprietários.

Publicado por ks

www.kenjisakamoto.blogspot.com

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora